PROJECTO TRANSPARÊNCIA

Projecto “Democracia e Transparência”
Os sindicatos são uma peça chave nas democracias modernas. São o principal instrumento dos trabalhadores para se fazerem representar enquanto colectivo perante os patrões e o estado. Introduzem no mundo do trabalho uma lógica de acção própria, seguindo os princípios da justiça social e da solidariedade. Desta forma, os sindicatos contrariam os mecanismos do mercado que promovem a competição desumana entre as pessoas e fazem frente a comportamentos autoritários nas empresas e na sociedade. O movimento sindical constitui por isso um factor muito importante na promoção duma DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

Para poder desempenhar este papel com sucesso, a democracia das próprias organizações sindicais tem de ser participativa e abrir espaços de intervenção aos seus militantes. Neste contexto a transparência na vida interna dos sindicatos é essencial. É importante para a democracia nos próprios sindicatos, e é importante para a credibilidade do movimento sindical na sociedade.

Por isso, o Instituto Ruben Rolo decidiu lançar o projecto “DEMOCRACIA E TRANSPARÊNCIA” que visa promover um debate informado sobre os sindicatos. Esse debate pretende-se aberto, crítico e construtivo, no sentido de estimular a participação dentro dos sindicatos e a sua intervenção democrática na sociedade.

O primeiro elemento deste projecto consiste na construção duma “BASE DE DADOS DOS SINDICATOS PORTUGUESES”. Apresentar-se-ão informações sobre as eleições internas nos sindicatos, nomeadamente as eleições em que os próprios sócios são chamados a eleger os seus representantes nos órgãos deliberativos (normalmente os delegados aos Congressos).
Os dados sobre cada acto eleitoral incluirão, em princípio,

A equipa do Instituto Ruben Rolo fará a sua própria investigação para criar o fundamento da base de dados, mas o sucesso da recolha de dados dependerá em boa parte do apoio activo de sindicalistas, cientistas, jornalistas e outros que possuam dados e/ou documentos relevantes. Salienta-se que todos os actos eleitorais sindicais desde a revolução são de interesse.

Convidamos todos os interessados a dar o seu contributo para este projecto. Quem tiver informações que lhe pareçam interessantes, pode entrar em contacto connosco através do e-mail info@rubenrolo.org . A equipa do Instituto Ruben Rolo inserirá, após uma avaliação científica da informação enviada, os números na base de dados. Essa será colocada no website do Instituto Ruben Rolo e servirá desta forma como fonte de informação para todos os interessados.



Base de dados | Download PDF

Faça aqui o download